13/10/2019

Redação Games4U

Mei, de Overwatch, vira símbolo dos protestos na China

PC, Outros 

Os protestos continuam pegando fogo na China e agora ganharam um novo símbolo da luta pela democracia: Mei, personagem de Overwatch. “Mei está lutando por seus direitos” é um dos cartazes mais vistos nos últimos protestos, inclusive com pessoas saindo às ruas com cosplay da personagem.

A onda na verdade começou quando a própria Blizzard suspendeu o pro-player Chung "Blitzchung" Ng Wai de suas competições por ele ter se declarado favorável às manifestações por democracia. O receio da Blizzard é que ao tornar Mei um símbolo da liberdade e da democracia, o governo comunista chinês pode banir Overwatch daquele país, como já faz com outros serviços, produtos e games ocidentais.

O problema é que cada vez mais pessoas estão saindo às ruas com cosplay de Mei para participar dos protestos e vários fãs já estão afirmando que vão à BlizzCon deste ano (conferência da Blizzard que acontece em novembro, nos Estados Unidos) vestidos de Mei para protestar contra a postura da Blizzard.

A escolha de Mei como símbolo da luta contra o regime chinês não é aleatória: a personagem é oriunda de Xi’an, na China, e seu slogan é “Vale a pena lutar pelo nosso mundo”.

Nesta semana, funcionários da própria Blizzard na Califórnia fizeram uma pequena manifestação de apoio aos protestos chineses e contra o afastamento de Chung "Blitzchung" Ng Wai. Mas a própria empresa não se pronuncia oficialmente sobre o tema.

(Demétrio Valente)

compartilhe

portal de noticias TerraEntérate de las última novedades en el nuevo portal de noticias de Terra.portal de noticias Terra